SOBRE O PROJETO





Fundada em 2001, La fonderie é um ministério que existe para valorizar, encorajar, inspirar e incentivar cristãos que trabalham com artes. É um lugar que explora o relacionamento entre arte, cultura e fé, para discipular aqueles com dons artísticos, e prover um espaço para que os mesmos pratiquem sua arte, e estimulem outros no corpo de Cristo a aproveitar sua criatividade e expressão artística. É uma comunidade de crentes que buscam seguir a Cristo em um contexto urbano e contemporâneo. As atividades da La fonderie são focadas em três áreas:




Grupos artísticos

Convidando Cristãos que trabalham com arte para diversos tipos de encontros a fim de criar uma comunidade de artistas, ajudá-los a a construir fundamentos bíblicos, encorajá-los a trabalhar e viver como crentes dentro da cultura e servir com seus dons como parte da igreja. Organizamos eventos semanais e mensais, e conferências para os artistas.

Um centro artístico e uma galeria de artes

Estabelecido em 2006, o espaço artístico esta no coração da cidade. É um espaço de convivência para os artistas, onde eles podem exibir e demonstrar seus trabalhos. O alvo do espaço é ajudar artistas enquanto estes desenvolvem suas carreiras e projetos, além de proporcionar a eles um espaço onde seu trabalho pode ser descoberto pelo público. É também um espaço de encontro entre pessoas crentes e não crentes que apreciam a arte.

Uma comunidade de fé

Existe um grupo de pessoas que têm se reunido na La fonderie, e que para este grupo La fonderie é uma “casa espiritual”. Organizamos uma noite mensal de louvor e oração. Estudos bíblicos semanais, grupos de debates, retiros, com o objetivo de encorajar e fortalecer pessoas em sua jornada espiritual, encaminhando a cada um rumo a um discipulado e devoção a Cristo. É uma comunidade comprometida em alcançar pessoas de Paris com amor, fé e esperança.

La fonderie disponibiliza oportunidades de discipulado para artistas, encorajando-os a um crescimento espiritual e um compromisso renovado com o Senhor e o corpo de Cristo, e direcionar artistas a desempenharem suas profissões no mundo da arte, mídia e entretenimento, impactando nestas importantes áreas de influencia cultural. Além disso, grupos pequenos de estudo bíblico, orações e debates são uma parte importante do seu trabalho, assim como a organização de exposições de artes, concertos, fóruns, debates, e eventos de renovação espiritual. Como uma comunidade de fé, La fonderie é comprometida em alcançar Paris com o evangelho de Jesus Cristo, e também em adaptar sua forma a cultura urbana francesa. La fonderie é membro do Mosaic alliance.

Acerca do espaço artístico

A Arte tem uma importante função a desempenhar no processo de redenção e transforamção da cultura. Por causa da importância de Paris como uma cidade de influencia, nós continuamos a nos relacionar e trocar experiências com outros envolvidos no design de projetos artísticos e culturais, incluindo lideres de igrejas inovadoras que estão encontrando novos caminhos (ou relembrando antigos) nos quais a igreja participa na cultura, brilhando como luzes de esperança e graça em suas cidades.

A igreja Francesa é geralmente não receptiva à integração de arte em sua caminhada pública de expressão de fé e adoração, e passivamente não hospitaleira a artistas que se encontram insatisfeitos em sua forma de exrpessão e adoração, sua tradição e até mesmo sua espiritualidade.
O contexto Frances é talvez diferente de muitos outros no que se refere a suporte material e financeiro pela igreja de artistas em seus trabalhos. Na França, os artistas com quem temos trabalhado, são quase que em sua totalidade exclusivamente focados em demonstrar sua arte apenas como parte da cultura, e não como alguém preocupado em encontrar um caminho de divulgar ou vender uma mensagem contida na arte. É verdade que a comunicação explicita da fé pode fechar portas em galerias, salões de concertos, produtoras, e empregadores em determinadas empresas. Mas pela graça, excelência e inovação provêm oportunidades. Estamos comprometidos a encorajar e caminhar com artistas em sua busca por treinamento e excelência em sua arte, e em organizar ministérios ao redor de suas vidas, ajudando-os a crescer no Senhor e se moverem no direcionamento que Ele tem preparado para eles.

Valores e visão da La fonderie
La fonderie busca equipar cristãos dotados de criatividade com:

• Um profundo conhecimento de quem são eles em Cristo

• Uma clara visão de como seus dons artísticos podem ser usados para glorificar ao Senhor e proclamar Seu Reino.

• Um grande senso de sua necessidade para o corpo de Cristo

• Uma ampla visão de mundo
• Uma disponibilidade ao Espírito Santo para serem usados conforme o Seu querer

Valores Fundamentais
- Perspectiva de Reino: Entendimento de que existem dois reinos opostos operando na terra, e que nós, como parte do reino de Deus, iremos em algum nível continuar sendo estrangeiros no mundo em que vivemos. João 15:18-19

- Adoração: Reconhecendo que fomos criados como adoradores, entendemos que se não adoramos o Senhor dos Céus, nos adoraremos a alguém ou a outra coisa. Está é nossa identidade e eterno gozo. 1 Cr. 16:25-29
- A glória de Deus: O Propósito de Deus, assim como o nosso, é vê-lo recebendo a glória que é Dele. Toda a história da humanidade, e todos os aspectos de nossas vidas, servem de uma forma ou outra para glorificar o nome cujo igual não há. Sl 19:1 / Iz 26:8

- Serventia e humildade: como pessoas dotadas de dons artísticos, somos chamados a andar nos passos do grande mestre das artes, que veio não para ser servido, mas para servir. Esta atitude, juntamente com sacrifício, e amor, irão ter como consequência outros glorificando a Deus. Mc 10:42-45

- O Corpo de Cristo: abraçando a igreja de Cristo, com todos os seus defeitos e manchas, também com sua beleza, buscando servi-la através dos criativos dons confiados a nós. I Co 12:12-27