DIÁRIO DE BORDO



JUNHO 2011
Salut!

Mudanças, vitórias e... mudanças!

Esperamos que estes últimos meses tenham sido tão emocionantes e vitoriosos para vocês como foram para nós! Muitas coisas aconteceram.. muitas coisas acontecendo, e muitas coisas para acontecer! Sentimos o enorme prazer em compartilhar algumas delas com você. Nosso período de estudo chega ao fim em breve. Em 3 semanas, nosso curso de francês termina. Claro que o aprendizado está muito longe de terminar, mas estamos muito felizes com o resultado alcançado nestes últimos 9 meses. Momentos produtivos, cansativos, mas muito importantes para tudo o que já estamos fazendo por aqui.
Como “quase” sempre em nossas vidas, uma etapa termina e uma nova começa. Nem sempre é assim, não é verdade? As vezes uma etapa está apenas começando, ou no meio do caminho, e uma outra já começa a aparecer, ou a se misturar. Neste momento estamos vivendo um pouco disso. De uma forma muito saudável, e feliz, mas muito intensa! Em todas as áreas de atuação, temos sido intensos nestes últimos meses. Com o estudo de francês, não precisamos dizer que provas, maior complexidade de matérias, vocabulário, etc.. são parte de nossa rotina. No campo ministerial, nossa galeria está com muitas, MUITAS atividades! Um grande número de pessoas esta conhecendo nosso projeto e participando de diversos eventos que temos realizado por lá. Cada vez mais, nossa porção ministerial se mistura ao processo cultural e artístico dessa cidade luz, que carece tanto de conhecer a verdadeira Luz do mundo!
Nos últimos dias, fizemos uma exposição de um pintor e amigo  cujo o nome vamos omitir. Com uma história de vida fantástica, e um relacionamento cada vez mais intimo conosco, ele tem expressado através de sua arte aquilo que sua vida começa a refletir.  Um Pintor altamente conhecido e reconhecido pelo cenário artístico Francês, ele que se dizia ateu,  e hoje se diz “cristão a sua maneira” (leia no fim do informativo um trecho da tradução de um de seus textos), é um dos muitos e lindos casos de amigos que temos feito por aqui. Homens e mulheres cheios de vigor, de qualidades, de defeitos, de vontade de viver e expressar de forma concreta algo em nosso planeta. É uma honra para nós  poder ajudar e caminhar com pessoas como essas. E é uma honra também saber que sem vocês, nada disso estaria acontecendo! Muito obrigado por todo carinho refletido a nós de diversas formas tais como: confiança, investimento, tempo de oração, etc...

A bíblia diz que devemos nos alegrar com os que se alegram, e chorar com os que choram; por isso, gostaríamos de compartilhar com você um pouco dos reais milagres que estamos vivendo por aqui,  para que testemunhos como esses sejam também celebrados por vocês que têm nos acompanhado em todos estes momentos.

-       MUDANÇA: Nos mudamos para um lindo apartamento no XVeme arrondissement de Paris. Um verdadeiro MILAGRE. Nem os nossos amigos franceses acreditam quando contamos todo o processo de  locação. Como temos compartilhado, é realmente MUITO difícil alugar um apartamento em Paris. A demanda é muito maior do que a oferta, o que faz os preços aumentarem absurdamente, e a concorrência também. Chegamos a esperar em uma fila com mais de 30 candidatos para simplesmente olhar um apartamento. Resumindo a história (mas não a importância), depois de muito procurar, orar, e se frustrar em alguns casos, recebemos uma palavra de oração, fé e encorajamento de nosso amigo e Pastor Paulo Rangel (Friburgo – RJ – Brasil), que veio como um oásis no deserto, em um momento de desânimo que estávamos vivendo por esse motivo.  5 dias depois, recebemos a resposta positiva do que para nós era considerada a nossa primeira opção de locação, e sem nenhuma exigência, como fiador, garantias, etc... Simplesmente confiaram em nós, e mesmo como estrangeiros, aqui estamos felizes e morando em um lindo apartamento que veio como um presente de Deus para nós.

-       ESCOLA DO PEDRO: Com a mudança de moradia, será necessário também mudar o Pedro de escola. Nunca imaginamos que o processo seria tão abençoado e fácil como foi. Fomos MUITO bem recebidos pelo diretor de uma escola ao lado de nossa casa, que mesmo sem vagas para receber o Pedro, nos ajudou em todos os detalhes e nos encaminhou para uma outra escola (também ao lado de nossa casa), onde fomos também super bem recebidos e acolhidos pela diretora. Com isso, em um processo milagrosamente simples e RÁPIDO, nosso filho já está inscrito em uma escola que fica a poucos metros de nosso lar. Glória a Deus por isso!

 
-       VISITA AO BRASIL: Isso mesmo! Por mais engraçado que possa parecer, agora trocamos de lado. Somos moradores de um outro país, por isso iremos ao Brasil de visita...hehehehe. Como compromisso com todas as igrejas e parceiros que têm investido em nossas vidas, estaremos passando 50 dias no Brasil para compartilhar um pouco mais de perto tudo o que temos vivido por aqui. Será um tempo MUITO corrido, e ocupado, mas mesmo assim, MUITO gostoso, pois conseguiremos abraçar e estar perto de pessoas que fazem parte de nossas vidas, histórias, e que tem um lugar mais do que especial em nossos corações. Para aqueles que moram no Rio, estamos planejando um bom café da manhã em um sábado no mês de agosto, e gostaríamos muito de convidá-los a estarem conosco nesse momento mais íntimo. Em breve vocês estarão recebendo mais detalhes sobre este evento.

-       Projetos na galeria: Cada vez mais empolgantes, emocionantes e frutíferos. Como o caso de nosso amigo que acabamos de detalhar, temos visto dia após dia, o envolvimento e a aproximação de pessoas que tem um talento lindo, e as vezes uma carência de Deus mais “linda” ainda. É muito bom poder vivenciar a realidade e o resultado de um projeto tão sério e que envolve tantas vidas como a sua para que o mesmo se realize. Mesmo com muitas dificuldades e desafios, estamos vendo com clareza um horizonte cada vez mais amplo e desafiador.


Muitos outros milagres e detalhes estão acontecendo dia-a-dia por aqui. É obvio que não precisamos dizer que muitas, muitas e MUITAS batalhas e desafios também estão surgindo em nossas vidas. Mas sabemos com clareza que o Senhor tem nos chamado para esta terra, e isso nos motiva a caminhar cada vez mais felizes e certos do que estamos fazendo nesse momento!
Muito obrigado por sua parceria, seu apoio, seu investimento e sobretudo, uma parte de seu coração e sonho que está aqui conosco, fazendo missão na França. Você é parte disso!

Que Deus te abençoe.

À Bientôt.


OBS: Extrato do texto de um dos pintores que se relacionam conosco em nosso projeto (os nomes foram omitidos):


"Eu sou Cristão, mas a minha maneira.
Um dia, passando em frente a este lugar, fui tomado de um amor a primeira vista por uma exposição de "X". Entrei e logo fui tomado também de um amor a primeira vista por todas as pessoas que dirigem este lugar.
Eis o porquê de estar expondo nesta galeria."





--------------- // -------------------- // -----------------



Março de 2011

Obrigado, Senhor!!!

O que dizer, se não isso, quando a cada manhã, o Senhor nos mostra com pequenos e grandes detalhes que Ele esta no controle de tudo e que Ele tem todo o poder para suprir qualquer necessidade que temos?
Não sei se teremos espaço para compartilhar em detalhes todas as bênçãos que temos vivido desde o inicio deste ano, mas tentaremos falar  um pouco de tudo o que esta acontecendo, para que você comemore conosco, pois estamos juntos nesses momentos também, mesmo que distantes.

Terminamos o ano com um grande presente, que foi a compra de um carro.
Realmente, com o frio e a neve, ficaria muito complicado fazer as pequenas coisas do dia a dia sem um carro, mas como nosso orçamento não contemplava isso, não teríamos condições de o adquirir, se não por uma grande benção. E não foi diferente. Alguns amigos e familiares fizeram uma campanha e mesmo sem saber do preço, nos enviaram como um presente para este fim a quantia exata (exata mesmo!!) para adquirirmos um carro de uma família amiga que estava partindo.
Foi realmente um grande presente e a primeira de muitas surpresas que teríamos.

Começamos o ano com a alegria de ver nosso filho em uma nova escola, com seus desafios e mudanças. Mas, o que gerava uma certa apreensão se tornou também uma grande alegria. Como é bom ver seu filho inserido em uma boa escola, fazendo amigos, e aprendendo a cada dia uma nova palavra (ou frase...) em seu segundo idioma.

Alem disso, recebemos um outro fantástico e frutífero presente que nos proporcionou a oportunidade de finalizar nossos estudos no período correto, e não antecipadamente.

Não conseguimos nem imaginar o que Deus ainda tem pra nos, mas isso também é um ótimo sinal pois "nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, o que Deus tem preparado para aqueles que o amam" .

Mas, vocês não tem problemas??! Claro que sim. Sem sombra de dúvidas, estamos vivendo o período mais difícil  e delicado desde que chegamos aqui. A saudade, a ausência de pessoas especiais, a ansiedade, o stress, às vezes tomam conta de alguns momentos, mas isso também é a certeza de que estamos progredindo. Temos aprendido também, em meio a esse grande furacão de coisas "enormemente" boas e também estressantes, a valorizar o que é mais precioso nesse mundo: a família!

É nela e por ela que grandes transformações acontecem.
É através dela que podemos desfrutar das coisas realmente relevantes. 

Pedimos a sua oração nessa nova caminhada e, como sempre, agradecemos cada minuto de seu tempo que tem sido investido em nós. Cada esforço e carinho dispensado a nós é extremamente valoroso! Merci beaucoup!

La Fonderie

Muitas novidades também! A primeira delas é que estaremos muito mais envolvidos no projeto a partir deste ano. Com a finalização de nossos estudos, teremos mais tempo para realmente mergulhar naquilo que temos feito.

Nossos encontros mensais estão de vento em popa!
Temos visto e conhecido muitas pessoas em projetos que estão sendo realizados em nossa galeria.

Uma grande possibilidade de parceria com uma comunidade Batista está sendo estudada, e isso aumentará ainda mais os sonhos e projetos que temos feito.

Uma coisa que muito nos alegra é ver que existe um grande número de pessoas anseando por mudanças. Pessoais e na sociedade também! Muito nos alegra poder contribuir na caminhada de cada uma delas.
Cada projeto, cada sonho, cada idéia (por mais louca que possa parecer...rsrs) tem sido um grande motor que se alimenta do combustível que é a presença de Deus em nossas vidas e nos faz alcançar lugares mais extensos, e ter horizontes ampliados a cada dia. 

Nesse momento, escrevemos da Suíça, onde estamos tocando e trabalhando em uma conferência que reúne mais de 3000 adolescentes, com uma grande vontade de mudanças sólidas na sociedade, às vezes um pouco egoísta, que vivemos. Muito nos alegra o fato de ver pessoas tão jovens e cheias de energia concentrando e dedicando seu tempo, inteligência, criatividade, etc. para melhor entender e viver um projeto de Deus para nos.

Esperamos que essa pequena pincelada dê a você também o fôlego e impulso pra viver uma vida cheia de alegria, sucesso, empreendedorismo, e acima de tudo, cheia de Deus!!!

Au revoir


-------------------------- // ------------------------------ // ----------------------


OUTUBRO e NOVEMBRO 2010

Salut!

Estudar, estudar e... estudar! Realmente esta é a palavra que mais ouvimos e praticamos aqui nos últimos dias. Estamos passando por um período intenso de estudos de Francês. Isso é muito bom, pois começamos a perceber resultados claros e práticos. Desde um simples “bom dia”, até as coisas mais complicadas, já percebemos a diferença que os estudos estão fazendo. Louvamos a Deus por isso.
Sabemos que nosso desafio aqui será baseado em relacionamentos e diálogos. Por isso, um bom domínio do idioma é fundamental para que sejamos efetivos no que estamos nos propondo a fazer. É claro que não é preciso dizer que as vezes nos sentimos um pouco cansados, pois é realmente uma rotina integral. Das 08:30h as 16:00, e mais 1 hora e meia de deveres para casa, além dos estudos para as provas que são semanais. UFA... cansou? Nós também...rsrsrs . Mas realmente as diferenças são claras. Isso é motivo de muita alegria e gratidão.

Percebemos isso a cada dia, e já tivemos a oportunidade de experimentar a prática de nosso ministério pelo fato de estarmos mais tranqüilos e fluentes no idioma. Alguns exemplos são a oportunidade de pregar em igrejas falando Francês. Isso já aconteceu, e no início achamos que demoraria um pouco mais para ocorrer. Em um dos últimos encontros VERTICALE que fazemos, Dalila pôde experimentar um tempo de aconselhamento a uma francesa que tinha inúmeras necessidades, e que até hoje nos telefona para orarmos por ela e com ela. Situações como essas e outras estão começando a fazer parte de nosso dia-a-dia. Isso é o melhor de tudo.

Não precisamos dizer que com os estudos e rotinas apertadas, existem também os desafios e dificuldades. Dentre eles: a atenção devida e também educação de nosso filho querido. A saudade e a falta de coisas simples de nosso cotidiano no Brasil. O FRIO... rsrs.. que cada vez aumenta mais! Por não termos ainda um carro, o simples fato de fazer compras se torna um pouco mais complicado, devido ao frio, chuva e distância; Os deveres domésticos, enfim... Uma série de “pequenas” coisas que também se somam a este momento delicado,  porém especial para nós.
Claro que “nem só de estudos e desafios vive o homem...”. Aconteceu há algumas semanas um recesso escolar, onde tivemos o privilégio e oportunidade de receber pessoas e familiares muito especiais em nossa casa. Foi realmente um tempo de descanso e alegria, onde pudemos nos sentir um pouquinho mais perto de pessoas muito, muito queridas. 

Nessas horas que percebemos o quão preciosos são momentos aparentemente simples de nosso cotidiano no Brasil, e que só de longe podemos aprender a apreciar. Isso também não deixa de ser um incentivo e conselho a você, para que sempre pense e desfrute de momentos aparentemente pequenos, mas que fazem parte da beleza de viver, e de ter pessoas especiais por perto. Lembre-se disso.
 
La Fonderie

FORÇA TOTAL! Estamos muito felizes em ver e participar de um projeto que tem crescido a cada dia. Eventos, shows, cultos, jantares, encontros, exposições, etc... Tudo com muita intensidade, criatividade e velocidade. Todo mês, temos uma média de 2 exposições de arte, 2 ou 3 shows, uma exibição de um filme com espaço para debates, além de cursos semanais, como teatro para crianças, adultos, etc; e, é claro: nosso encontro mensal chamado VERTICALE.
Temos o privilégio de participar de diversos eventos e situações onde  contamos com um grupo grande de pessoas, gerando assim um ambiente de relacionamentos e abertura para um dialogo saudável sobre valores fundamentais do Reino de Deus. Em cada concerto, vernissage, curso de teatro entre outros, temos a oportunidade de expressar e demonstrar com nossas vidas tudo aquilo que sentimos e acreditamos. E os frutos disso começam a aparecer.
Além disso, uma grande e boa novidade começou a tomar forma. Nossos encontros mensais (VERTICALE) sempre foram baseados em música e expressões artísticas, mas demos início neste mês a um momento em que podemos compartilhar um pouco do que pensamos com uma palavra. Um momento muito inspirador e descontraído. Além da oportunidade e privilégio de se comunicar em Francês, um idioma que temos aprendido a amar.

DESAFIOS

Temos alguns desafios pela frente, e gostaríamos de compartilhar dois deles com vocês, para que estejamos sempre juntos nessa jornada. No ano que vem, algumas mudanças acontecerão, e muitas decisões precisam ser tomadas.
-      A primeira é que estamos procurando uma escola para nosso filho. Hoje ele fica em uma espécie de berçário enquanto estamos estudando, mas sabemos que é um pouco entediante ficar o dia inteiro dentro de uma salinha com várias crianças. As “professoras” são ótimas, mas o espaço e o número de crianças limita as possibilidades de atividades externas. Por isso, estamos procurando uma nova escola onde ele poderá também se divertir e desenvolver seu novo idioma. Precisamos de oração, pois é um processo bastante burocrático e um pouco complicado.
-      Temos a intenção de continuar nossos estudos por mais alguns meses, para que possamos sair desse período de estudos sem preocupações com o idioma. Tivemos recursos suficientes para pagar todos os nossos estudos nessa primeira etapa, mas como nosso orçamento é restrito as nossas despesas e custos de moradia e transporte, não dispomos nesse momento de recursos extras para um investimento de mais alguns meses de curso. Estamos orando muito por isso, pois sabemos da importância do idioma nesse processo, e pedimos suas orações também. Estamos em busca de novos parceiros, mesmo que sejam para este único fim, e por isso contamos com sua ajuda em oração.

Muito obrigado por fazer parte desta história. Para nós é uma honra ter a certeza de que não estamos sozinhos aqui na França, e sim com um grande número de pessoas participando desta aventura junto conosco. É uma honra saber que estamos a frente de um grande exército de parceiros nesse projeto, e você certamente é um deles.

Au revoir.





-------------------------- // ------------------------- // ------------------------------

SETEMBRO - 2010

Novidades!

Depois de um mês de adaptação e descanso, enfim começam os trabalhos.
No dia 3 de setembro nossas aulas começaram. Uma rotina intensa de estudos com aulas em horário integral (08:30 às 15:45) e com uma pausa para almoço. Além dos estudos em classe, uma boa carga de dever de casa é dada pela escola. Realmente um período intenso , mas com resultados que já se mostram efetivos desde o primeiro mês.
Por ser a escola próxima ao nosso apartamento, temos a possibilidade de almoçar em casa todos os dias, o que é mais cômodo e confortável para nós. Por não ser tão grande (aprox. 50 alunos nesse momento) temos também a clara percepção da atenção dada a cada um de nós por todo o corpo docente. Toda a direção, professores e equipe de apoio é altamente receptiva a tudo que precisamos, nos deixando muito a vontade e confortáveis em todos os momentos.
E, por ser uma escola cristã, existe também a ênfase na área bíblica. Aulas com temas bíblicos são sempre propostas pelos professores, alem de cultos e devocionais diárias realizadas pelos alunos e professores, com o objetivo de estimular também o conhecimento do vocabulário bíblico, que não deixa de ser uma área mais “técnica” da língua francesa.

No primeiro dia de aula, tivemos um grande encontro onde todos se apresentaram e pudemos perceber que o Senhor tem falado com famílias de todo o mundo! Existem pessoas dos EUA, Austrália, Alasca, Noruega, Alemanha, Inglaterra, Coreia, etc. Todos com um único objetivo: Aprender o Francês para servir ao Senhor em algum outro lugar deste mundo. Glória a Deus por isso!
Pudemos colocar em prática um pouco de nosso aprendizado já pregando em devocionais, o que foi uma experiência muito importante para nós pois, afinal, faremos isso sempre a partir de agora!

Talvez você esteja se perguntando: Mas onde fica o pequeno príncipe durante todo esse período de aulas? Pedro fica em um berçário junto com mais 11 crianças de diversas idades. Por serem em sua grande maioria crianças de língua inglesa, inglês é um idioma comum entre quase todos. Pedro é o mais velho e o único que não entende nem inglês e nem francês. Um grande desafio para nosso pequeno, mas percebemos que dia-a-dia, ele tem se mostrado mais feliz e confiante dentro de seu novo universo. Por não falar inglês, e vir de um ambiente de escola no Brasil, onde inúmeras atividades lhe eram propostas, percebemos que ele se sente um pouco desmotivado as vezes, até pela falta de opção que um berçário pode oferecer, e obviamente pela não fluência do idioma. Sabemos que Deus tem acompanhado cada momento de sua vida, e que logo ele será nosso professor, falando muito melhor do que nós. Ainda assim, pedimos suas orações constantes em favor dele, para que este novo momento seja muito agradável e feliz em seu coração.

  Um sentimento muito bom está em nosso coração, e isso é o melhor de tudo. É muito bom perceber e sentir paz em realizar uma coisa, não? Tantas vezes fazemos muitas coisas pela simples obrigação profissional, ou pela dúvida ou medo de mudança. Mesmo com todas essas alterações e diferentes rotinas, percebemos que este é o lugar e o momento certo para vivermos o que estamos vivendo. Não há nada melhor do que esse sentimento de plenitude em nossos corações. Saudade, solidão, medo, desafios, mudanças. Sim, essas são palavras que as vezes nos acompanham em nossa nova vida. Mas são pequenas quando comparadas à certeza que temos: de estar no lugar certo, na hora certa e no momento certo. Que bom saber que tudo o que vivemos até aqui começa a se transformar nessa linda e nova realidade!

Neste informativo, também queremos compartilhar algo muito importante com vocês: A importância de uma igreja em nossa vida cristã. Saímos do Brasil em um momento onde muitos cristãos se dizem decepcionados ou frustrados com a igreja, instituição, estrutura, etc. Por isso, as vezes ouvimos de pessoas a insatisfação, ou o desânimo de caminhar junto a uma comunidade, por diversos motivos. Amamos a igreja do Senhor. Com todas as suas virtudes e defeitos, não há lugar melhor para se viver e compartilhar a fé cristã do que em uma igreja. É lá que temos inúmeras e ímpares oportunidades de servir, amar, perdoar, e construir uma história nova para nosso lindo e louco planeta.

Nessa nossa nova jornada, estamos visitando algumas igrejas e orando para saber onde devemos congregar. Até que o projeto se estabeleça como igreja, uma longa jornada nos será proposta, e por isso, não podemos perder o privilégio de congregar com irmãos e irmãs. Temos sentido falta do viver em comunhão. E o melhor é percebermos que isso realmente faz falta! Valorize o dia-a-dia na igreja sua local, no seu grupo familiar, pois são oportunidades simples e profundas de se viver o evangelho de Jesus da sua forma mais prática. Coisas simples da vida cristã as vezes podem se confundir com rotinas e perderem o sentido, não? Mas quando olhamos para o que Jesus nos falou sobre amor, perdão, serviço, oração, percebemos que é no convívio e caminhada da igreja que podemos expressar, exercitar, e saborear estes momentos tão especiais! Pense nisso.


La Fonderie.

Um ano intenso! O trabalho já começou. Grupos familiares, cultos mensais, exposições semanais, shows, eventos artísticos, e uma rotina diária de projetos já começaram a acontecer. Um grupo único e lindo de artistas e amantes da arte se reunindo para conhecer novos pensadores, pintores, músicos e, por trás disso, conhecer um pouco mais do Reino de Deus expressado na vida de cada um de nós. 

A galeria está em pleno funcionamento, e pedimos que ore para que cada evento, show ou conferência sejam não apenas um encontro agradável de pessoas, mas um momento de conhecimento, relacionamentos, e convite para uma nova possibilidade de vida para cada uma delas. Um novo olhar do mundo. Um novo olhar para o mundo. Um encontro com aquele que pode mudar muito mais do que o nosso estilo de roupa ou vocabulário, mas nosso coração, nossas atitudes, nossos sonhos. Um novo começo sob uma perspectiva cristã. Sim, esse é o nosso desejo. Ver pessoas completamente envolvidas com o mundo, e completamente comprometidas com Aquele que ama este planeta mais do que qualquer um de nós pode imaginar, a ponto de entregar seu único e precioso filho por amor. Que louco amor! Que perfeito amor! Pense nisso, e ore por isso. Essa é a sua parte nessa grande, desafiadora e frutífera jornada conosco. Contamos com você.


Au revoir